A antecipação do 13° salário dos aposentados e pensionistas do INSS começou a ser creditada em conta no dia 26 de agosto, os beneficiados com direito a 1 salário mínimo deram início aos recebimentos. Na primeira semana de setembro, entre os dias 2 e 6, segurados que recebem mais que R$ 998, equivalente ao salário federal, também puderam sacar 50% da quantia referente ao 13°.

De acordo com o INSS, 30 milhões de pessoas têm direito a essa antecipação, a outra parcela será paga na folha de dezembro. O valor injeta na economia do país R$21,9 bilhões só neste terceiro bimestre, com o crédito incluso nos pagamentos de agosto. Desde 2006 a proposta faz parte de um acordo entre o governo federal e as associações e entidades representantes da classe, com o crédito entre os meses de julho e agosto.

O atual governo editou uma medida provisória tornando obrigatória a antecipação, sem a necessidade de aguardar a assinatura presidencial para autorizar os depósitos. O valor total do 13° salário é equivalente ao benefício integral ou referente ao que está sendo recebido naquele ano. Além dos aposentados, também têm direito a essa parcela extra, aqueles que recebem pensão por morte, auxílio doença, auxílio reclusão e salário maternidade.

O saque é feito no banco que o titular está habituado a receber o seu pagamento, com o crédito em sua conta junto com a parcela daquele mês. O calendário também segue a mesma ordem de datas.