Criação do governo federal e desenvolvido pelo INSS, o Programa de Educação Previdenciária (PeP) é um sistema que visa orientar a sociedade sobre os seus direitos previdenciários. Dentre as iniciativas estão as propagações de cursos online e gratuitos, como os lançados recentemente. Até o próximo domingo (8), os interessados podem se inscrever para participar de três cursos à distância.

As opções são sobre salários (maternidade e família), contribuinte individual e aposentadoria (por idade, tempo de contribuição e invalidez). Não é necessário ser segurado do Instituto para participar das ações promovidas pelo PeP. Além dos cursos, a equipe do programa também oferece palestras, reuniões, informações via internet e compartilhamento de mídias a respeito da Previdência do país.

A cada novo período são lançados cursos relacionados a esse setor, as próximas turmas vão tratar sobre os auxílios concedidos por meio do INSS e Benefícios de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e têm previsão de inscrições a partir de 23 de setembro. Outras turmas que vão tratar sobre os mesmos assuntos disponíveis até essa semana devem iniciar os cadastros em 21 de outubro.

O acesso e as inscrições são online no portal do PeP. A página principal funciona como na imagem abaixo, bastando clicar em “Próximos Cursos”. Em seguida, rolando a página o internauta encontra os cursos e escolhe qual deseja ingressar. Finalizando o processo inserindo login e senha, ou criando o seu perfil em “Cadastramento de usuários”.