Segundo o laboratório especializado em segurança digital da PSafe, foram 25 mil pessoas prejudicadas com a fraude

Nas últimas semanas têm sido divulgados entre os usuários do WhatsApp um falso convite de adesão aos serviços da fintech Nubank. A mensagem diz que a empresa está comemorando aniversário, e como forma de gratificação ao público está concedendo 2 mil cartões com limite de R$12 mil sem consultas ao SPC e Serasa.

No entanto, essa é uma informação falsa e não foi oficialmente divulgada pela rede bancária. O golpe ainda redireciona os internautas até o site Seu Crédito Digital e solicita a participação em um questionário, em seguida pede que o usuário propague a mensagem para no mínimo 5 contatos.

De acordo com o portal Tech Tudo que entrevistou um especialista em segurança da informação, Daniel Barbosa, o objetivo dos golpistas seria ganhar dinheiro com a propaganda de uma promoção falsa. O portal Seu Crédito Digital não faz parte da fraude, mas foi utilizado para trazer credibilidade às informações. Em nota, a rede afirma que não presta nenhum tipo de serviço de concessão de créditos.

Recebemos relatos de leitores e identificamos algumas empresas na Internet que utilizam nosso nome ou marca para aplicar golpes, oferecendo serviços que não prestamos. Em relação a isso, estamos tomando as devidas providências legais.

A Nubank também se posicionou sobre o assunto, e divulgou em seu blog oficial a importância de redobrar a atenção sobre os fatos que indicam uma possível fraude. E pediu a colaboração dos usuários nas denúncias.

O Nubank não distribui convites para seus produtos via redes sociais e não libera o cartão de crédito sem análise.
Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, email ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas.

É importante estar atento as informações que recebe nas redes sociais, e buscar o posicionamento oficial da empresa em seu site ou rede de relacionamento. Todas as propostas que realmente partem da marca são divulgadas em seus canais de comunicação.