Até agosto de 2019 mais de 8 milhões de empresas se inscreverão nessa modalidade

O Micro Empreendedor Individual (MEI) é uma modalidade de formalização de empresas no país, dedicada aos empreendedores que recebem até R$81 mil por ano. O vínculo como MEI garantem benefícios e direitos previdenciários como auxílio doença, salário maternidade e aposentadoria por tempo de contribuição.

Analisando os registros mais de 1 milhão de pessoas formalizaram seus serviços por intermédio do Portal do Empreendedor nos últimos 8 meses, de acordo com dados divulgados pelo próprio site. O objetivo é tornar mais sério e responsável as atividades do autônomo e beneficiá-lo com direitos que são atribuídos às pessoas que têm registro em carteira.

A solicitação de auxílios fornecidos pelo INSS podem ser feitas diretamente em um ponto de atendimento do instituto ou no aplicativo Meu INSS, apresentando o número de CNPJ. Na maioria dos casos é solicitada carência de 10 a 12 contribuições. Trazendo outra vantagem para o trabalhador que depende do seu serviço para a renda familiar, mas que no período de adoecimento, por exemplo, poderia ficar sem nenhum tipo de ganho.

Além dos benefícios da Previdência, o empreendedor pode contar com a credibilidade na emissão de notas fiscais, créditos bancários e direitos da pessoa jurídica. Para aderir ao MEI basta acessar o Portal do Empreendedor e preencher a uma ficha cadastral, iniciar os pagamentos mensais da contribuição que varia conforme o tipo de atividade exercida, mas não ultrapassa R$58,00.