Categorias: Finanças Últimas Notícias

INSS iniciou pagamento do 13° salário dos aposentados nessa semana

A antecipação de 50% do valor vai ser creditada em conta até o dia 6 de setembro.

Começou nessa segunda-feira (26) o pagamento de 50% do 13° salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O valor será creditado juntamente com o folha de pagamento referente ao mês de agosto, e deve terminar os depósitos até o dia 6 de setembro.

A antecipação do salário faz parte de um acordo entre as entidades e associações representantes da classe, e o governo presidencial. Desde 2006 a liberação é feita entre os meses de julho e agosto. Para que o pagamento não dependa da disponibilidade do presidente em assinar o decreto, nesse ano o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, criou uma Medida Provisória (MP) para que a antecipação seja válida todos os anos.

A MP torna lei a liberação do valor, na legislação atual o pagamento deve ser feito obrigatoriamente até novembro. Esta medida tem duração de 60 dias para votação no Congresso, e pode se estender por período igual, logo são 120 dias de vigência. Caso não seja discutida nesse tempo, ela perde a validade e volta ao processo original.

Atualmente, são 30 milhões de beneficiados com o 13° salário do INSS, de acordo com dados divulgados pelo próprio instituto. O recurso promete injetar na economia do país R$13,3 bilhões nos meses seguintes ao saques. Além dos aposentados, também têm direito ao recebimento aqueles que estão recebendo auxílio doença, auxílio reclusão, salário maternidade e pensão por morte.

O depósito é feito na conta corrente em que o segurado está acostumado a receber o benefício, e tem previsão para liberar a segunda parcela a partir do dia 25 de novembro. Os beneficiados podem consultar a quantia que foi creditada acessando o extrato de pagamento no aplicativo Meu INSS.

A organização do calendário é feita com base no último número do benefício, iniciando com o 1 para pagamento no dia 26/08/2019 e finalizando com o dígito 0 e liberação no dia 06/01/2019. A cada dia útil o cronograma segue um número final do benefício, realizando os créditos em duas semanas.

Compartilhe

Últimas Notícias

  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Começa os pagamentos do Bolsa Família para esse mês

Iniciou nesta terça-feira (17) o pagamento de mais um mês de benefício do Bolsa Família. Os créditos poderão ser sacados…

59 minutos ago
  • Finanças
  • Últimas Notícias

13° salário do INSS aumentou em 9,89% o número de beneficiados

Desde 2014, o número de brasileiros que têm direito ao recebimento do 13° salário de seguros e benefícios do INSS…

1 hora ago
  • Finanças
  • Últimas Notícias

Conta PJ da Nubank tem ferramenta para envio de sugestão

Nesta sexta-feira (19) a Nubank informou em seu Blog a criação de uma ferramenta para feedback dos usuários. O serviço…

2 horas ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

FGTS foi cancelado no crédito automático por mais de 500 mil clientes da Caixa

O fracionamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já começou a ser pago pela Caixa Econômica Federal.…

2 horas ago
  • Finanças
  • Últimas Notícias

INSS terá que arcar com o afastamento de mulheres vítimas de violência doméstica

Segundo determinou a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após divulgação feita nesta quarta-feira (18), mulheres que sofrem…

3 horas ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

MEI proporciona adesão de crédito para investimento na empresa

O Brasil tem hoje, cerca de 8 milhões de cadastros como Micro Empreendedor Individual (MEI), empreendedores que têm ganho anual de…

1 dia ago