Categorias: Finanças Últimas Notícias

INSS iniciou pagamento do 13° salário dos aposentados nessa semana

A antecipação de 50% do valor vai ser creditada em conta até o dia 6 de setembro.

Começou nessa segunda-feira (26) o pagamento de 50% do 13° salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O valor será creditado juntamente com o folha de pagamento referente ao mês de agosto, e deve terminar os depósitos até o dia 6 de setembro.

A antecipação do salário faz parte de um acordo entre as entidades e associações representantes da classe, e o governo presidencial. Desde 2006 a liberação é feita entre os meses de julho e agosto. Para que o pagamento não dependa da disponibilidade do presidente em assinar o decreto, nesse ano o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, criou uma Medida Provisória (MP) para que a antecipação seja válida todos os anos.

A MP torna lei a liberação do valor, na legislação atual o pagamento deve ser feito obrigatoriamente até novembro. Esta medida tem duração de 60 dias para votação no Congresso, e pode se estender por período igual, logo são 120 dias de vigência. Caso não seja discutida nesse tempo, ela perde a validade e volta ao processo original.

Atualmente, são 30 milhões de beneficiados com o 13° salário do INSS, de acordo com dados divulgados pelo próprio instituto. O recurso promete injetar na economia do país R$13,3 bilhões nos meses seguintes ao saques. Além dos aposentados, também têm direito ao recebimento aqueles que estão recebendo auxílio doença, auxílio reclusão, salário maternidade e pensão por morte.

O depósito é feito na conta corrente em que o segurado está acostumado a receber o benefício, e tem previsão para liberar a segunda parcela a partir do dia 25 de novembro. Os beneficiados podem consultar a quantia que foi creditada acessando o extrato de pagamento no aplicativo Meu INSS.

A organização do calendário é feita com base no último número do benefício, iniciando com o 1 para pagamento no dia 26/08/2019 e finalizando com o dígito 0 e liberação no dia 06/01/2019. A cada dia útil o cronograma segue um número final do benefício, realizando os créditos em duas semanas.

Últimas Notícias

  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Aposentadoria por idade pode ser calculada através do MEU INSS; saiba como fazer

Aprenda a utilizar a Calculadora disponibilizada pelo INSS para verificar Aposentadoria por Idade. Na era da transformação digital, o INSS…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Dados errado podem causar suspensão de Auxílio Doença do INSS; Veja como evitar

INSS pode suspender o Auxílio Doença por conta de divergência cadastral, confira. O Governo do Brasil anunciou a suspensão de…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida: Sem verba, Governo vai limitar acesso ao programa

Governo estuda restringir acesso ao programa Minha Casa Minha Vida, entenda. O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que…

2 dias ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Mesmo após saque, FGTS ainda pode ser usado no Minha Casa Minha Vida

Utilize seu FGTS para dar entrada no programa Minha Casa Minha Vida. Liberação do saque imediato de parcela de até…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Policiais terão prioridade no Minha Casa Minha Vida

Policiais civis e militares podem ser incluídos nos grupos que têm prioridade para aquisição de imóveis através do programa “Minha…

2 dias ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

Minha Casa Minha Vida completa 10 anos e números são estrondosos

Veja a diferença no programa Minha Casa Minha Vida nestes últimos 10 anos, desde a sua criação. Com cerca de…

2 dias ago