Categorias: Direitos & Benefícios Últimas Notícias

Seguro Desemprego é suspenso caso o trabalhador encontre um novo emprego

O objetivo do seguro é auxiliar financeiramente o desempregado até que encontre uma nova vaga no mercado.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) garante aos trabalhadores recém dispensados sem justa causa, um auxílio salarial pago de três a cinco cotas. O valor varia conforme a média de pagamentos dos últimos três meses, mas é cancelado caso o titular do benefício consiga um emprego novo. Nos últimos tempos, têm havido fiscalização árdua a fim de regularizar todas as concessões de Seguro Desemprego, e não realizar créditos indevidos.

Quando é novamente empregado, o benefício fica suspenso, isso significa que as parcelas restantes poderão ser pagas caso haja uma nova demissão. No primeiro pedido do auxílio é preciso ter trabalhado no mínimo 12 meses dos últimos 18 meses anteriores. A segunda solicitação pede tempo de serviço de 9 meses no ano anterior, e as demais requisições podem ser feitas com pelo menos 6 meses de carteira assinado no últimos 12 meses.

É importante cumprir corretamente com a lei, a fim de receber o benefício apenas quando necessário. Caso caia no pente fino do MTE, o beneficiado tem o seguro cancelado e não poderá receber as parcelas restantes em outra situação. O cancelamento também acontece caso a fiscalização identifique erro nos dados fornecidos. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos mensais, e deve ser notificada sobre a suspensão do benefício.

Compartilhe

Últimas Notícias

  • Renda
  • Últimas Notícias

MEI proporciona adesão de crédito para investimento na empresa

O Brasil tem hoje, cerca de 8 milhões de cadastros como Micro Empreendedor Individual (MEI), empreendedores que têm ganho anual de…

22 horas ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

13° salário do Bolsa Família não foi mais pauta nos pronunciamentos do governo

Em abril deste ano, o governo federal anunciou que faria o pagamento do 13 salário sobre o benefício do Bolsa Família. Um marco…

22 horas ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Financiamento imobiliário com taxa IPCA surge como proposta do Bradesco e Itaú

Depois da Caixa Econômica Federal anunciar a nova modalidade de crédito imobiliário, usando a inflação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo…

22 horas ago
  • Últimas Notícias

Nova regra do salário mínimo afetaria 34 milhões de segurados do INSS

Caso seja aprovado nos próximos meses o congelamento do salário mínimo, conforme estuda a equipe econômica do atual do governo, pelo…

22 horas ago
  • Finanças
  • Últimas Notícias

Equipe econômica do país tem data para aprovação da reforma tributária

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comunicou nesta terça-feira (17) que o governo prevê a aprovação e implementação da reforma tributária para o fim…

22 horas ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

FGTS está sendo alvo de golpistas: veja quais cuidados tomar!

Quadrilhas têm aproveitado a liberação parcial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para aplicar golpes em trabalhadores.…

2 dias ago