Categorias: Direitos & Benefícios Últimas Notícias

Extrato do FGTS pode ser consultado pelo aplicativo

O software está disponível para download gratuito em aparelhos com sistema IOS e Android.

Com as mudanças no saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa Econômica Federal atualizou o aplicativo que dá acesso à informações sobre o benefício. Buscando trazer de forma detalhada, todos os depósitos que foram feitos na conta e qual o saldo positivo. Vale dizer que caso o trabalhador tenha sido demitido sem justa causa, e durante a rescisão do contrato retirou todo o fundo de garantia, não terá mais direito ao valor.

Nas situações em que o funcionário foi demitido por justa causa e não pôde sacar o FGTS, o dinheiro permaneceu em conta e poderá ser retirado. As contas ativas são referentes ao trabalho atual, que realiza os depósitos todos os meses. O FGTS é um direito garantido as pessoas com carteira assinada, e em seu aplicativo estão todas as informações com histórico de pagamentos das contas ativas e inativas.

Em julho, o governo anunciou duas modalidades para saques parciais do fundo. Na primeira, disponível a partir de 13 de setembro de 2019, os trabalhadores poderão retirar até R$500,00 por conta. O calendário foi dividido em dois público, correntistas e não correntistas da Caixa. Para o primeiro caso, o cronograma tem início no mês de setembro, enquanto que os demais trabalhadores poderão sacar seu benefício de 18 de outubro em diante.

A partir de abril de 2020, os trabalhadores vão receber de 5% a 50% do saldo total disponível na poupança do FGTS. Esse processo permanecerá ativo pelo menos durante o mandato Bolsonaro, em 2020, 2021 e 2022. Todos os saques são opcionais, e o trabalhador não é obrigado a retirar a quinta. Correntistas da Caixa que não quiserem o crédito em conta nesse ano, podem cancelar o benefício por meio do aplicativo. Para o recebimento em 2020 é necessário notificar a rede bancária a partir de outubro, quem não fizer, não receberá a quantia.

O App tem como finalidade informar aos servidores qual sua renda disponível no fundo de garantia, quanto poderão sacar dentro dos limites e se vale a pena realizar o processo. Para o acesso é necessário informar número de NIS, disponível na primeira página da Carteira de Trabalho, ou, identificação do CPF. Além disso, será preciso criar uma senha de acesso.

As lojas App Store e Play Store disponibilizam o sistema de forma gratuita, o acesso ao extrato também pode ser feito via web no site da Caixa. Nesse caso, também será necessário criar uma senha de acesso.

Compartilhe

Últimas Notícias

  • Renda
  • Últimas Notícias

MEI proporciona adesão de crédito para investimento na empresa

O Brasil tem hoje, cerca de 8 milhões de cadastros como Micro Empreendedor Individual (MEI), empreendedores que têm ganho anual de…

22 horas ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

13° salário do Bolsa Família não foi mais pauta nos pronunciamentos do governo

Em abril deste ano, o governo federal anunciou que faria o pagamento do 13 salário sobre o benefício do Bolsa Família. Um marco…

22 horas ago
  • Renda
  • Últimas Notícias

Financiamento imobiliário com taxa IPCA surge como proposta do Bradesco e Itaú

Depois da Caixa Econômica Federal anunciar a nova modalidade de crédito imobiliário, usando a inflação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo…

22 horas ago
  • Últimas Notícias

Nova regra do salário mínimo afetaria 34 milhões de segurados do INSS

Caso seja aprovado nos próximos meses o congelamento do salário mínimo, conforme estuda a equipe econômica do atual do governo, pelo…

22 horas ago
  • Finanças
  • Últimas Notícias

Equipe econômica do país tem data para aprovação da reforma tributária

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comunicou nesta terça-feira (17) que o governo prevê a aprovação e implementação da reforma tributária para o fim…

22 horas ago
  • Direitos & Benefícios
  • Últimas Notícias

FGTS está sendo alvo de golpistas: veja quais cuidados tomar!

Quadrilhas têm aproveitado a liberação parcial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para aplicar golpes em trabalhadores.…

2 dias ago