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Segurados do INSS podem contar com ajuda do Portal do Consumidor para prestar queixas sobre empréstimos

O Ministério da Economia criou no Portal do Consumidor a função de queixas e reclamações sobre empréstimos consignados. Anteriormente, esse processo era feito apenas por meio da ouvidoria do INSS. Com a tecnologia do portal, todos aqueles que constatarem débitos indevidos da sua folha de pagamento, poderão buscar por informações no site.

Todas as empresas vinculadas ao INSS, e que realizam a concessão de créditos, recebem as mensagens com pedidos de explicações. Essas organizações têm até 10 dias para responder aos questionamentos dos segurados e pensionistas que se sentiram lesados com os descontos sem a sua devida permissão.

Depois da resposta concedida pela empresa, o consumidor tem até 20 dias para comentar a mensagem, classificando seu pedido como resolvido ou não resolvido. Além de indicar qual foi o índice de satisfação com o atendimento prestado, uma forma de avaliar a organização e alertar outros consumidores.

Esse é um portal muito parecido com sites similares ao Reclame Aqui, funcionando como uma plataforma para indagações sobre empresas privadas. Embora obtenha respostas, conheça os índices de aprovação das instituições desse meio e possa estar preparado sobre o relacionamento com as credoras. O Portal do Consumidor não substitui os Órgão de Defesa do Consumidor, em que são abertos processos administrativos contra a empresa.

As fiscalizações estão sendo cada vez mais rigorosas, iniciativa que parte do próprio INSS. Contando com a ajuda do Procon, Senacon, Ministério da Justiça e Segurança Pública. A fim de diminuir as fraudes, débitos indevidos e uso de dados dos pensionistas do instituto. Essa é mais uma ferramenta para que o número de pessoas que caem em falsas promessas seja diminuído.

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