A liberação do 13° salário dos aposentados deve acontecer no fim de agosto, até a primeira semana de setembro, no dia 6. A partir dessa quinta-feira (22) o aplicativo Meu INSS vai permitir que os beneficiados consultem o crédito e o valor, acessando o extrato de pagamento. A quantia é referente a uma parcela de 50% do valor total disponível no 13° salário, o restante será pago em dezembro.

Nos últimos anos essa liberação era feita mediante assinatura de decreto, com autorização do presidente da república. Na legislação, essa parcela deveria ser depositada no mês de novembro, mas por acordo entre os sindicatos e associações da classe o valor era antecipado.

A proposta do presidente Jair Bolsonaro, foi criar uma Medida Provisória (MP) tornando lei a antecipação do 13° salário. Para que nos próximos anos não haja mais a burocracia de aguardar até que o executivo firme o decreto, garantindo o benefício. A MP foi encaminhada ao Congresso e deve ser votada para o seu sancionamento.

Caso isso não aconteça em até 60 dias, mais prazo no mesmo período, resultando em 120 dias. A medida perde validade e retorna a legislação anterior. O processo também vai beneficiar outras pessoas, além dos aposentados. Para aqueles que durante o ano recebem o auxílio reclusão, pensão por morte e auxílio doença.

O extrato pode ser consultado no aplicativo, disponível para aparelhos com sistema Android e IOS. E no site do Meu INSS, inserindo login e senha que podem ser criados durante o primeiro acesso.