Conteúdo Programático - Curso Online - Direitos Humanos e Geração de Paz

Curso Online – Direitos Humanos e Geração de Paz

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade

Conteúdo Programático

O curso está organizado a partir de temas geradores, conforme descrição a seguir:

1.   Que vida desejo viver? Ética e dignidade humana.

Como vivemos no cotidiano, nas relações familiares, na escola, no trabalho, entre amigos, na vizinhança, na comunidade? O que é a felicidade? O que é dignidade humana? Existe relação entre a felicidade e a dignidade humana? O que é ética? Como despertar nossa humanidade, a paz e a felicidade que buscamos.

2.   O direito e o dever de compreender.

Reconhecimento das muitas maneiras diferentes de pensar e sentir o mundo e as possibilidades de compreensão pelo desenvolvimento da capacidade de ouvir atentamente. O respeito à diversidade por meio da escuta ativa. O reconhecimento do direito à fala. O diálogo como caminho para os processos de pacificação na convivência e como ação imprescindível para a mediação de conflitos.

3.   Valores humanos: vivências geradoras de paz.

O que são valores humanos? Em quais ações os valores humanos aparecem no meu dia a dia? Integração entre o pensar, o sentir e o agir.

4.   O afeto e a arte de cuidar.

O afeto e o cuidado na convivência. O que é cuidar? Como o cuidado interfere em nossas relações afetivas? Cuidar de si, cuidar do outro, cuidar da Terra, é possível fazer isso? O sentido da afetividade no cotidiano das pessoas. O cuidado como consequência do afeto. A solidariedade como a mais elevada expressão da afetividade.

5.   É possível viver em paz?

A paz não nasce sozinha. O que é necessário para construí-la? Compreendendo a paz como a harmonia entre a paz individual, social e ambiental. Paz e confiança. Paz e respeito. Paz e tolerância. Relações entre a geração da paz e os direitos humanos.

6.   Pensar global, agir local: passos para a paz.

Planejar a paz: que passos podem ser dados? Podemos pensar em ações comunitárias para construir a paz? Como organizá-las? Como ser protagonista em ações para a paz? Como relacionar o global com o local?

7.   Direitos humanos: surgimento e contexto histórico.

Direitos Humanos e Geração da Paz. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Direitos Humanos no Brasil. Relação entre Ética, Paz e Direitos Humanos. Surgimento dos Direitos Humanos, principais documentos, o papel da UNESCO e ações no Brasil. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. O papel das políticas públicas para a implementação dos Direitos Humanos.

8.   A subsistência humana: moradia, saúde, trabalho decente, meio ambiente saudável.

Direitos básicos dos cidadãos: moradia, saúde, trabalho decente e meio ambiente saudável. A realidade brasileira e mundial e os modos de contribuição para garantir a vivência destes direitos.

9. Ser: direito de todos e de cada um. 

Relevância e especificidades do: Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Direitos das Mulheres; Direitos dos Povos Indígenas e Direitos de Pessoas com Deficiência. O cuidado do outro e o momento social e histórico atual.

10. Liberdade, identidade, solidariedade e o respeito à diversidade e à dignidade humana.

Reconhecimento da diversidade e multidimensionalidade humana em relação: à raça, à cor, ao credo, à linguagem , à nacionalidade, ao gênero e à idade. As possibilidades de igualdade, liberdade, tolerância e solidariedade considerando a diversidade e a dignidade humana.

11. Direitos Humanos e o cumprimento das leis. O Direito à verdade e à justiça.

Movimento de Abertura Política e Ditaduras na América Latina e no Brasil. Justiça. Legislação e regras de convivência em instâncias de convivência social: escola, trabalho, família.

12. Cidadania e participação: compromisso e responsabilidade.

Noções básicas sobre cidadania: o que é e como exercê-la. A cidadania planetária. A participação como ação social. Ações individuais e coletivas para transformação social e a geração da paz.